sexta-feira, 21 de março de 2014

Diferenciação Magmática

Como se formam os magmas?

     Para entender como se formam os magmas é necessário entender o processo pelo qual as rochas fundem. O ponto de fusão de uma rocha depende da sua composição e das condições de temperatura e pressão a que é sujeita.

Lava.

   Experiências feitas em laboratório por Geólogos provaram que uma rocha nunca se funde completamente, seja qual for a temperatura. Este facto deve-se à composição mineralógicas das rochas, ou seja, os minerais que compõe uma determinada rocha fundem a diferentes temperaturas ocorrendo portanto a fusão da rocha de uma forma parcial.



Imagina que...

Imagina uma bolacha contendo pedaços de chocolate dispersos na massa. Ao ser aquecido o chocolate derrete mas a massa que forma a bolacha continua sólida. Este é um fenómeno de fusão parcial.



Pressão e Água

    A Pressão aumenta com a profundidade no interior da Terra, como resultado da acumulação do peso das rochas suprajacentes. O aumento da Pressão implica um aumento da temperatura de fusão das rochas, conclusão tirada após experiências realizadas.

   A quantidade de água é um fator que influencia de forma significativa a temperatura de fusão das rochas magmáticas. A sua presença diminui o ponto de fusão dos minerais que as constituem.

Influência da Pressão e da Temperatura na formação de Magmas.
Sabias que...


Se colocares água num recipiente resistente e o comprimires com muita força a água pode congelar?


Como ocorre a Diferenciação Magmática?

   Referidos os factores que permitem que as rochas se fundam para formar magmas, importa refletir sobre qual o motor da diversidade de rochas ígneas existentes, ou seja, sobre a diversidade de magmas. 

  O processo, apelidado de diferenciação magmática, permite que rochas de proporções variadas possam surgir a partir de um magma parental uniforme dado que corresponde a um fenómeno e que os diferentes minerais cristalizam a diferentes temperaturas. Durante a cristalização que ocorre com a diminuição de temperatura do magma, a composição deste muda à medida que ele vai ficando cada fez deficitário nos elementos químicos retirados para formar os minerais que já cristalizaram.
Cristalização Fraccionada (exemplo)

   
     A diferenciação magmática resulta de uma sequência de processos nomeadamente assimilação, diferenciação gravítica, mistura de magmas e cristalização fraccionada. 

   O processo de cristalização por meio do qual os cristais formados a partir de um magma em arrefecimento são segregados do liquido remanescente designa-se cristalização fraccionada. A formação dos minerais durante o arrefecimento não ocorre de uma forma aleatória encontrando-se a ordem e sequência da sua formação representado na Série de Bowen. 
Série Reaccional de Bowen.