terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

As Rochas Magmáticas e o Magmatismo - Visão Geral

"Os minerais são os “caracteres”, que formam as “frases” - as rochas. Estes corpos líticos são os “livros” da história da Terra".

As Rochas Magmáticas no Ciclo Litológico   

   Atentando no ciclo litológico, pode reparar-se que as rochas ígneas em partir têm origem a partir da consolidação de uma magma, que pode ter composição diversa dado que pode provir da fusão de diferentes tipos de rochas.

Ciclo Litológico
(retirado de: http://www.netxplica.com/manual.virtual/exercicios/imagem/ciclo.rochas.2.jpg)

O Material Inicial 

   O magma que gera as rochas magmáticas por arrefecimento, é caracterizado por ser  material fundido que se forma em profundidade e que inclui material gasoso dissolvido e material solidificado. Localiza-se normalmente dentro de câmaras magmáticas, entre os 15 e os 150 km de profundidade. É composto por uma massa silicatada a elevadas pressões e a altas temperaturas, entre 650 e 1200 ºC. Comparativamente à temperatura de ebulição da água a temperatura do magma pode chegar a ser 12 vezes superior.

                             O Arrefecimento do Magma e a Mineralogia das Rochas

       Atendendo à profundidade à qual o magma arrefece, as rochas magmáticas podem ser classificadas, genericamente, como:

1) Plutónicas ou Intrusivas -  formadas abaixo da superfície terrestre;
2) Vulcânicas ou Extrusivas - formadas à superfície da crusta.
Exemplo de rocha vulcânica (basalto) e rocha plutónica (granito).
    Em relação com esta profundidade de arrefecimento, está também a formação de cristais mais ou menos desenvolvidos. Quando o arrefecimento do magma é lento, permite a organização da matéria cristalina, sendo os minerais que compõe a rocha visíveis a olho nu. Quando o arrefecimento do magma ocorre rapidamente, o desenvolvimento de cristais é condicionado, não se observando minerais à vista desarmada nas respectivas rochas ígneas.

   Os minerais mais comuns nas rochas ígneas pertencem ao grupo dos silicatos, sendo eles quartzo, feldspato, olivina, piroxena, micas e anfibolas.

                                        Rochas Magmáticas e a Tectónica de Placas

    O enquadramento geotectónico condiciona o magmatismo vigente na região. Assim, ao sobrepor um mapa de placas tectónicas e um mapa que identifique zonas com atividade vulcânica, e sísmica, é perceptível a sua intima relação.
Localização de Zonas sísmicas e vulcânicas; Mapa Superficial das Placas Litosféricas.
(retirado de: http://pipauniverso.pbworks.com/f/1321916246/placas_tectonicas%20(1).jpg; 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001806/0000021655.gif)
     Dependendo do enquadramento geotectónico, as rochas magmáticas formadas possuem diferentes composições químicas e mineralógicas.
Rochas Ígneas e respetivo contexto geotectónico de formação
     O magmatismo é um fenómeno geológico que ocorre significativamente em zonas de limites tectónicos divergentes e em limites convergentes. No entanto também se registam fenómenos magmáticos sem relação directa com processos que ocorrem nos limites de placas.